Feliz quem tem uma PEDRA em SAGRES

Palavras-chave | Keywords

"Boca do Rio" "Ermida da Guadalupe" "Farol de São Vicente" "Fauna e Flora" "Fortaleza de Sagres" "Gentes & Paisagens" "Gentes de Vila do Bispo" "Geologia e Paleontologia" "História do Mês" "Martinhal" "Menires de Vila do Bispo" "Paisagens de Vila do Bispo" "Tales from the Past" "Vale de Boi" 3D Abrigo Antiguidade Clássica Apicultura ArqueoAstronomia Arqueologia Experimental Arqueologia Industrial Arqueologia Pública Arqueologia Subaquática Arquitectura Arte Rupestre Artefactos Baleeira Barão de São Miguel Base de Dados Bibliografia Budens Burgau CIVB-Centro de Interpretação de Vila do Bispo Calcolítico Carta Arqueológica de Vila do Bispo Cartografia Cetárias Cista Complexo industrial Concheiro Conservação e Restauro Descobrimentos Divulgação EPAC Educação Patrimonial Escolas & Paisagens de Vila do Bispo Espeleo-Arqueologia Estacio da Veiga Estela-menir Etnografia Exposição Figueira Filme Forte Fotografia Geographia Grutas Homem de Neandertal Idade Contemporânea Idade Moderna Idade Média Idade do Bronze Idade do Ferro Iluminados Passeios Nocturnos Ingrina Islâmico Landscape Medieval-Cristão Megalitismo Mesolítico Mirense Moinhos Moçarabe Museologia NIA-VB Navegação Necrópole Neo-Calcolítico Neolítico Neolítico Antigo Paleolítico Património Edificado Património natural Património partilhado Pedralva Pesca Povoado Proto-história Pré-história RMA Raposeira Recinto Megalítico/Cromeleque Referências Romano Roteiro Sagrado Sagres Salema Santos Rocha Seascape São Vicente Toponímia Vila do Bispo Villa Romana arte biodiversidade marisqueio menires mitos & lendas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Estação da Biodiversidade da Praia da Boca do Rio

A praia da Boca do Rio não nos oferece apenas mar, sol e Arqueologia... antes da chegada do Homem, a Natureza já dominava aquelas paisagens!

















Desde o dia 3 de outubro de 2015 que a Boca do Rio conta com uma Estação da Biodiversidade (EB). Com início na praia de Boca do Rio, o percurso da estação é circular e tem cerca de 2 km. 
Após a subida pela arriba calcária da Lomba das Pias (ou Serro dos Medos), a poente da praia, chega-se a uma zona dominada por matos mediterrâneos. A paisagem é de 'cortar' a respiração, propiciando uma vista privilegiada sobre o Atlântico, sobre a Praia da Salema e, claro, sobre o estuário da Boca do Rio, o Paul da Lontreira, uma zona húmida que reúne, na foz, as ribeiras de Almádena, de Vale de Boi e de Budens.
A Fauna e a Flora da área são características da Costa Vicentina, podendo observar-se uma elevada diversidade de plantas e de aves, sem esquecer os insetos que, com alguma paciência, são relativamente fácies de observar. As lontras, que deram o nome ao Paul da Lontreira, são muito tímidas e difíceis de avistar, mas com sorte, de madrugada ou no lusco-fusco do entardecer, podemos ser presenteados com a sua aparição junto da ribeira ou mesmo em plena praia!
As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres curtos (com uma extensão máxima de 3 km), em que a informação sobre as riquezas biológicas a observar encontra-se sinalizada através de painéis colocados ao longo do caminho. Os painéis são uma espécie de guia de campo onde se pode consultar as imagens e os comentários sobre alguns dos animais e plantas comuns na área percorrida.