No passado dia 01 de Agosto de 2014, no âmbito das actividades de Verão promovidas pelo Município de Vila do Bispo para as crianças do Concelho (Verão Desportivo | Férias de Verão 2014), 62 pequenotes tiveram a oportunidade de explorar um dos mais significativos apontamentos da nossa longa história regional: os menires!
De facto, o Megalitismo de Vila do Bispo resiste como o mais monumental legado dos nossos antepassados, um distinto e identitário testemunho de uma ímpar "época de ouro", intemporalizada em plena "Idade da Pedra", neste extremo recanto do mundo.
Sendo uma das maiores e das mais remotas concentrações de menires conhecida na Península Ibérica (possivelmente a mais antiga e, quem sabe, outrora, a mais expressiva), constitui uma efectiva herança patrimonial, merecedora de toda a atenção e respeito. Neste sentido e numa perspectiva de valorização, de sensibilização e de educação patrimonial, organizou-se um dia no roteiro megalítico do Monte dos Amantes (da Pedra Escorregadia e do Cerro do Camacho), numa área classificada como Imóvel de Interesse Público, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
O "acampamento pré-histórico" implantou-se no parque de merendas que marca o início do Roteiro e de onde, ao longo do dia, partiram diversas equipas de pequenos exploradores. Acompanhados pelos seus "líderes educadores" e conduzidos pelo arqueólogo municipal, Ricardo Soares, e pela guia de natureza Carla Cabrita, estes intrépidos "caçadores-recolectores" bateram a área circundante ao "acampamento base", recolhendo um diversificado pacote de elementos informativos e formativos: a leitura da própria paisagem envolvente; o reconhecimento de menires e a identificação de gravuras neles inscritas; alguns dos possíveis significados e o enquadramento histórico destas mega-pedras; a importância da preservação do património histórico-arqueológico enquanto herança cultural e memória identitária (de todos e para todos); algumas curiosidades acerca da flora disponível ao longo do trilho; a importância da preservação do ambiente natural e a questão do Parque Natural; e, claro, as regras e os cuidados a ter em conta numa caminhada pela Natureza e pela História.
Tratou-se da 2.ª "oficina arqueológica", na sequência de outras acções de educação patrimonial e ambiental previstas para as Férias de Verão 2014...
Pergunta de uma criança ao ver o arqueólogo chegar com um colete verde florescente: «És tu o homem das Bolas de Berlim?»
O nosso Obelix! |
Fotografia de Ricardo Soares & Luís Picão