Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

150 pessoas na 1.ª MARATONA ASTRO-ARQUEOLÓGICA NOS MENIRES DE VILA DO BISPO


No passado domingo, dia 27 de setembro, Vila do Bispo revelou-se como uma autêntica e muito especial sede de reunião dos amantes da arqueoastronomia. Entre as 15:00 e as 05:00 horas, já pela madrugada do dia 28, mais de 150 pessoas, em particular algumas dezenas de crianças acompanhadas pelas respetivas famílias, aderiram ao vasto programa da nossa 1.ª ‘Maratona Astro-Arqueológica nos Menires de Vila do Bispo, iniciativa organizada pela Câmara Municipal e integrada no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2015.
Na verdade, o dia começou bem cedo, pelas 07:30 horas, com a observação e registo do nascimento do sol equinocial junto de alguns menires em Hortas do Tabual.
Às 15:00 horas, o Centro de Interpretação de Vila do Bispo abriu portas para a apresentação de alguns resultados do projeto de investigação ‘ArqueoAstronomia Paisagística no Megalitismo Menírico de Vila do Bispo vs interfluvial Bensafrim-Odiáxere’ e contextualização do simbolismo das luas cheias equinociais, em particular, da sequência astronómica: Equinócio de Outono - Lua Cheia de Outono - Eclipse Total da Lua. Da responsabilidade de Fernando Pimenta, Engenheiro Eletrotécnico e Astrónomo membro da Sociedade Europeia para a Astronomia na Cultura, e de Ricardo Soares, Arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo, esta investigação associa-se ao projeto ‘Carta Arqueológica do Concelho de Vila do Bispo’.
A segunda etapa do programa levou-nos de volta a Hortas do Tabual, onde, pelas 19:11 horas, tivemos oportunidade de assistir ao nascimento da lua cheia do outono (uma super lua vermelha!) e ao pôr-do-sol equinocial, às 19:23 horas, associando-se estes eventos celestes a possíveis alinhamentos megalíticos/paisagísticos nas imediações – Aspradantas, Lomba da Goia, Ponta da Atalaia...
Às 20:00 horas, já de regresso a Vila do Bispo, sucedeu-se um jantar convívio onde se reuniram 35 “maratonistas” que aproveitaram para repor energias para a longa noite que se avizinhava no horizonte!
Entre as 21:30 e as 02:00 horas da madrugada, as largas dezenas de pessoas que convergiram para o Roteiro Megalítico da Pedra Escorregadia - Monte dos Amantes – Cerro do Camacho foram divididas em grupos para assim realizarem, na aventura da noite, uma caminhada guiada por Ricardo Soares. Ao longo do percurso, os exploradores foram convidados a descobrir, com recurso a luz dirigida, algumas das decorações simbólicas inscritas nos menires, e a refletir sobre diversos conteúdos arqueológicos relativos às comunidades pré-históricas responsáveis pelo impar empreendimento megalítico ainda hoje presente naquelas paisagens.
Por seu turno e em paralelo, Fernando Pimenta montou, junto de alguns menires na base do Cerro do Camacho, um verdadeiro arsenal ótico composto por 3 potentes telescópios, através dos quais os participantes tiveram a oportunidade de melhor observar o incrível fenómeno astronómico que se desenvolveu entre as 2:07 e as 4:23 horas da madrugada – o eclipse total da lua.
As observações astronómicas foram enriquecidas com várias histórias cativantemente contadas por Fernando Pimenta - um incrível e intemporal teatro mitológico projetado no imenso palco celeste.
De referir que todas as atividades propostas nesta iniciativa, partilhada entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo e o Engenheiro Fernando Pimenta, foram gratuitas e entusiasticamente participadas pela comunidade local e regional (Aljezur, Lagos, Portimão, Faro, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António), bem como por diversos interessados oriundos de outras regiões de Portugal e do estrangeiro.
Até breve!!!
nascimento do sol equinocial
Hortas do Tabual 
(07:30h)
fotografias de Ricardo Soares
apresentação do projeto 
'ArqueoAstronomia Paisagística 
no Megalitismo Menírico de Vila do Bispo vs interfluvial Bensafrim-Odiáxere'
Centro de Interpretação de Vila do Bispo 
(15:00h)
fotografias de Carla Salvador
nascimento da lua cheia de outono (19:11h) e pôr do sol equinocial (19:23h)
Hortas do Tabual
fotografias de Ricardo Soares
fotografias de Carla Salvador
passeio megalítico
Pedra Escorregadia - Monte dos Amantes - Cerro do Camacho
(21:30-02:00h)
e
observação astronómica da super lua vermelha e do seu eclipse total
Cerro do Camacho
(02:07-04:23h)
fotografias de Carla Salvador
fotografias de Pedro Ré