Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Redescobrir os Segredos do Algarve | Rota Omíada - Vila do Bispo

SAGRES, O CABO SAGRADO
UM SANTUÁRIO NATURAL
UM TEMPLO INTEMPORAL

No âmbito da iniciativa «Redescobrir os Segredos do Algarve | Rota Omíada», promovida pelo Turismo do Algarve com o apoio da Direção Regional de Cultura e do Município de Vila do Bispo, na passada terça-feira, dia 6 de dezembro, Vila do Bispo recebeu a visita de jornalistas e operadores turísticos, dando-lhes a conhecer alguns dos segredos do território e da oferta turística do concelho, nomeadamente relativos ao seu património natural, arqueológico e histórico e à cultura gastronómica.
Os convidados foram acolhidos no Centro de Interpretação de Vila do Bispo pelo presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, por Desidério Silva, presidente da RTA, e Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura. No local tiveram a oportunidade de visitar a exposição "Paisagens Condutoras", de Jorge Rocha, e de saborear alguns sabores da doçaria tradicional.
Seguiu-se um passeio lúdico-interpretativo pelo concelho, ao longo do qual foram desvendados alguns segredos de Vila do Bispo, nomeadamente os antigos cultos pré-históricos monumentalizados no menir do Padrão, na Raposeira, a costa sul e a finisterra mediterrânica, a biodiversidade e os vestígios romanos da praia da Boca do Rio, o Forte do Beliche e o Cabo de São Vicente, zona onde se presume ter existido a mítica Ermida do Corvo.
A visita terminou com uma subida à lente do imponente Farol de Dom Fernando e com um mágico pôr-do-sol no estremo mais sudoeste da Europa.
A fam trip teve ainda como objetivo dar a conhecer a Rota Omíada do Algarve, uma vez que Vila do Bispo integra esta rota.
Recordamos que a Rota Omíada consiste num percurso transfronteiriço dedicado ao turismo cultural, designadamente ao legado islâmico omíada. A rota une sete países da orla mediterrânica – Itália, Tunísia, Egito, Jordânia, Líbano, Espanha e Portugal – e uma herança patrimonial e cultural comum a todos eles!
Na região algarvia (Al-Gharb) a rota abrange 11 municípios e 14 localidades, designadamente Sagres, no Concelho de Vila do Bispo.
Os omíadas terão governado na nossa região entre 713 e 1031, legando-nos uma significativa memória patrimonial e, sobretudo, uma genética herança cultural bem presente em manifestações quotidianas tão simples como a nossa língua, os números que utilizamos, os nossos hábitos…




















Descarregar aplicação Rota Omíada:

Android: http://bit.ly/RotaOmiada

Blogger-reportagem de Rafael Oliveira OLIRAF

Reportagem Blogue Turismo do Algarve

Reportagem de Pedro Lemos, Sul Informação 

Reportagem A Voz do @lgarve 

Reportagem de Daniel Pina, Algarve Informativo:



Programa/Itinerário proposto pela CMVB:



Fotoreportagem de Jorge Gomes: