Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forte de Santo António de Beliche | Capela de Santa Catarina | Sagres

O Forte de Santo António de Belixe, localmente referido apenas como Fortaleza de Belixe, situa-se no cabo de São Vicente, dominando a enseada de Belixe Velho.
Foi erigido em data indeterminada, provavelmente no reinado de Manuel I ou no de seu sucessor, João III, seguramente antes de 1587, uma vez que o edificado militar se encontra desenhado num mapa desta região algarvia relativo ao ataque do corsário inglês Francis Drake, que o destruiu. Tinha como função controlar aquele ancoradouro e proteger os pescadores que ali exploravam uma armação de pesca de atum.
A fortificação actual remonta a uma reconstrução ordenada por Filipe III de Portugal (1621-1640), tendo sido reinaugurado em 1632, conforme inscrição epigráfica sobre o portão de armas.
O terramoto de 1755 causou-lhe danos consideráveis, tendo sido progressivamente abandonada. Foi recuperada nos finais da década de 1950 pela então Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no contexto dos trabalhos realizados no cabo de São Vicente e em Sagres, tendo em vista as comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique (1960). Na ocasião, sobre os alicerces dos antigos quartéis foi erguida uma casa de chá.
Classificado como Imóvel de Interesse Público, este edificado militar preserva panos de muralha, baterias e casamatas, bem como a Capela de Santa Catarina, cujas origens remontam a uma doação do Infante D. Henrique (1394-1460), pouco antes de sua morte, e cujo retábulo, em estilo barroco, foi trasladado em 1997 para a Igreja de Nossa Senhora da Graça, na vizinha Fortaleza de Sagres.