Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais um Dia Aberto no sítio paleolítico de Vale de Boi

No passado sábado, dia 15 de julho, o sítio Arqueológico do abrigo paleolítico de Vale de Boi recebeu mais uma ação de arqueologia pública/social, o seu “Dia Aberto”, iniciativa que uma vez mais registou um significativo interesse da comunidade loco-regional.
Ao longo do dia, entre as 10 e as 16 horas, cerca de 70 pessoas visitaram a escavação, sendo acolhidas pela equipa de arqueólogos coordenada pelo Professor Doutor Nuno Ferreira Bicho, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, e pelo arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo. De destacar a participação de 19 crianças que, acompanhadas pelas suas famílias, demonstraram grande atenção pelos artefactos expostos e pelos trabalhos em curso, participando entusiasticamente em algumas das operações.
Alguns dos visitantes já são habitués, regressando ano-após-ano para, in loco, acompanhar a evolução dos trabalhos e contactar com as novas descobertas.
A investigação deste importante sítio arqueológico descoberto em 1998, a maior e mais antiga jazida paleolítica conhecida no sul peninsular, com incríveis registos cronológicos que se cifram em 33 mil anos, tem sido apoiada tecnicamente, logisticamente e financeiramente pelo Município de Vila do Bispo, designadamente com o acolhimento das equipas de arqueólogos no NIA-VB - Núcleo de Investigação Arqueológica de Vila do Bispo, um novo equipamento municipal que reabilitou as desativadas instalações do antigo Jardim de Infância de Budens.