Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

História do Mês de Junho | Canis lupus familiaris – um cão com 8 mil anos em Vale de Boi

A ‘História do Mês consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo iniciada em janeiro de 2015 onde, mensalmente, se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, valorização e partilha de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural.

No mês de junho contamos a história de uma longa amizade, com cerca de 30 mil anos, entre o Homem e o Cão!
O vestígio de cão mais antigo encontrado em território português até ao momento é um dente, encontrado em Vale de Boi, no Algarve, e tem a datação directa por radiocarbono de 7965-7848.”
É precisamente assim que termina um interessante artigo publicado no passado dia 19 de julho no Jornal Público. Com base em diversos trabalhos científicos recentemente divulgados, o texto explora a fascinante temática da ‘domesticaCão’ do melhor, do mais fiel amigo do Homem... o Cão! A investigação arqueológica e genética têm partilhado interesses e esforços no sentido de compreender como e onde os lobos se 'amansaram' ao ponto de se tornarem inseparáveis companheiros da espécie humana. A importância do sítio arqueológico do abrigo paleolítico de Vale de Boi é mais uma vez reconhecida no contexto peninsular...
E assim, pista a pista, vestígio a vestígio, se vai farejando a história evolutiva do cão”...

Venha descobrir esta e outras histórias no Centro de Interpretação de Vila do Bispo !!!