Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa da Toponímia dos Mares Algarvios















O primeiro Mapa da Toponímia dos Mares Algarvios foi apresentado por investigadores do CCMAR - Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.
Trata-se do primeiro registo em mapa dos nomes dos principais bancos de pesca algarvios. Um verdadeiro legado, construído com a inestimável ajuda e colaboração de pescadores e associações locais.
O mapa da toponímia dos mares algarvios resulta de um projeto de investigação do Centro de Ciências do Mar - Universidade do Algarve, financiado pelo Programa PROMAR através dos Grupos de Ação Costeira (GAC) do Barlavento e Sotavento algarvios. 
Com este mapa pretendeu-se registar os principais nomes dos bancos de pesca algarvios entre outras particularidades marítimas, com base no conhecimento próprio e tradicional da comunidade piscatória da região. Para obter esta informação foram realizados inquéritos a cerca de 200 pescadores e armadores algarvios, da pequena pesca costeira e do cerco, desde o porto da Arrifana (Aljezur) até Vila Real de Santo António. 
Dada a diversidade de topónimos existentes e a dificuldade de os assinalar com precisão num mapa, foi necessário proceder a uma uniformização dos nomes recolhidos, tendo estes sido validados por mestres de pesca de reconhecida experiência e sabedoria, nos principais portos algarvios.
O mapa conseguido constitui uma homenagem e testemunho da identidade e das tradições das comunidades piscatórias do Algarve.