Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Inauguração da Exposição "As Origens Pré-históricas do Reino dos Algarves"

No passado sábado, dia 03 de setembro, o Centro de Interpretação de Vila do Bispo inaugurou a exposição intitulada “AS ORIGENS PRÉ-HISTÓRICAS DO REINO DOS ALGARVES”. Patente até ao dia 28 de outubro, trata-se de uma retrospetiva de 150 anos de investigação arqueológica na região do Algarve, designadamente no Concelho de Vila do Bispo.




























A exposição foi aberta ao público com uma visita guiada pelo arqueólogo municipal, Ricardo Soares, que contou com os contributos de Elina Baptista, coautora de um dos suportes expositivos, e do Sr. Eng.º Fernando Pimenta, investigador que tem vindo a colaborar em projetos que visam o aprofundar do conhecimento relativo ao megalitismo local.
A exposição encontra-se organizada em sete painéis, apresentando uma panorâmica geral da Pré-História do Algarve, desde o Paleolítico Inferior (há cerca de 500 mil anos) até à primeira Idade dos metais, período conhecido como Calcolítico (há cerca de 5000 anos).
O conjunto de materiais arqueológicos expostos inclui dois grupos autónomos dedicados respetivamente à tecnologia e aos recursos utilizados pelos nossos antepassados. Entre os materiais destaca-se o ex-libris da exposição: uma placa paleolítica identificada junto da aldeia de Vale de Boi (Budens), gravada há cerca de 24 mil anos com motivos zoomórficos, ou seja, três figuras sobrepostas de uma espécie de bovídeo entretanto extinta – o Auroque.
De recordar que a exposição “AS ORIGENS PRÉ-HISTÓRICAS DO REINO DOS ALGARVES” foi produzida pelo Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behavior, da Universidade do Algarve, com o apoio do Centro Ciência Viva do Algarve e da Câmara Municipal de Vila do Bispo.