Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

História do Mês de Maio | um Soldo Ambrosino em Sagres – moeda milanesa do século XIII

A ‘História do Mês’ consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo iniciada em janeiro de 2015 onde, mensalmente, se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, partilha e valorização de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural.
Em maio de 2016 convidamos os interessados a visitar o Centro de Interpretação de Vila do Bispo, para (re)visitar o espaço e, aproveitando a ocasião, ficar a conhecer um exemplar de moeda de prata conhecida como Soldo Ambrosino Piccolo (Pequeno Soldo Ambrosino), encontrado nos anos 90 do século XX em Sagres, na Roça do Veiga, pelo Sr. José Casimiro Maia.
Estas moedas foram cunhadas na Idade Média, em Itália, entre meados do século XIII e a primeira década do século XIV, durante a conturbada Primeira República de Milão (1250-1310), período em que esta era uma das Cidades-Estado italianas, sob o poder dominante da família Visconti.