Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Moinho Velho | Figueira | Budens

Na freguesia de Budens, cerca de 700 metros a oeste da Figueira, à direita da estrada que desta aldeia segue até Hortas do Tabual, surge um suave cabeço com 70 metros de altitude, dominante sobre o Vale do Oiro, a poente.
Coroando este outeiro surge o que resta de um dos mais antigos moinhos de vento do Concelho de Vila do Bispo – o Moinho Velho –, uma resistente memória de tempos em que esta região era conhecida como "o Celeiro do Algarve".
O seu aparelho pétreo e argamassas documentam a "oferta geológica" disponível na envolvente, sintetizando diversas rochas como o arenito vermelho (regionalmente denominado de "Grés de Silves" e localmente conhecido como "pedra farinheira"), o calcário, o xisto e o grauvaque.
Irrecuperável no seu estado atual, esta peça do património edificado etnográfico ainda valoriza a paisagem local, transmitindo a romântica beleza de uma bucólica ruína no horizonte de quem circula na Estrada Nacional 125.
O projeto "Carta Arqueológica do Concelho de Vila do Bispo", em execução desde maio de 2014, também tem vindo a registar uma série de apontamentos etnográficos, designadamente engenhos como moinhos e noras; estruturas de captação, canalização e armazenamento de água como minas, poços, tanques, levadas e aquedutos; edifícios e infraestruturas agrícolas como eiras, corrais e abrigos de gado, etc...