Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

História do Mês de Abril | Amonite da Praia da Ingrina

A ‘História do Mês’ consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo iniciada em janeiro de 2015 onde, mensalmente, se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, partilha e valorização de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural.

Em abril de 2016 introduzimos o tema da Geologia e da Paleontologia dando notícia de um achado paleontológico na Praia da Ingrina. No dia 18 de março de 2016, a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, na pessoa do seu vice-presidente, José Manuel Marreiros, entregou à responsabilidade do Centro de Interpretação de Vila do Bispo um negativo fóssil de Amonite (Ammonoidea) em rocha calcária, identificado e recolhido na Praia da Ingrina por um Guarda de Recursos Florestais do ICNF. 
Segundo Beatriz Oliveira, investigadora da Geologia e Paleontologia locais, as Amonites eram moluscos marinhos mesozoicos que viviam dentro de uma concha calcária enrolada em espiral e que podia atingir um metro de diâmetro.