Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Guias-Intérpretes visitam o património megalítico de Vila do Bispo

No dia 29 de fevereiro a Associação Portuguesa de Guias-Intérpretes e Correios de Turismo promoveram uma visita ao Concelho de Vila do Bispo, no âmbito das ações de formação e de reciclagem dos seus associados. Para o efeito, a AGIC solicitou ao arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo uma visita guiada ao património megalítico do Concelho, no sentido do enriquecimento de conhecimentos sobre um território que os seus associados regularmente visitam, diversificando, assim, os pontos de interesse em futuras visitas.
No período da manhã o grupo visitou o menir do Padrão, na Raposeira, o monumento megalítico melhor preservado do Concelho e com mais informação associada. Depois do almoço, num dos restaurantes típicos de Vila do Bispo, seguiu-se um percurso pedestre de cerca de 3 km, ao longo do Roteiro Megalítico do Monte dos Amantes, entre a “Pedra Escorregadia”, o Monte dos Amantes e o Cerro do Camacho, pequena elevação de onde se pôde avistar o Promontorium Sacrum, recuperando-se, in loco, alguns curiosos relatos produzidos por autores greco-romanos entre o século IV a.C. e o século IV d.C. Por fim, e complementarmente, o grupo foi convidado a visitar a Praia da Salema e um trilho de pegadas de dinossauro Iguanodontídeo.
Por seu turno, no passado dia 21 de março, um grupo de Guias-Intérpretes do Algarve também organizou uma visita ao território de Vila do Bispo, desta feita solicitando especificamente um passeio guiado no Roteiro Megalítico do Monte dos Amantes, ao longo do qual foi possível observar uma série de menires perfeitamente integrados num discurso paisagístico de 1.ª grandeza natural e cultural.
A visita terminou com uma tradicional tiborna, pão com chouriço, bolos quentes e chás aromáticos, produzidos “na hora” pela Família Pedro. A Casa Família Pedro é um Alojamento Local, “à beira” dos menires da Pedra Escorregadia, que nos últimos dois anos se associou a um projeto designado de “Iluminados Passeios Noturnos”, com o qual se tem pretendido lançar pontes entre o património megalítico e a economia local e desenvolver estratégias de valorização de sítios e monumentos do Concelho.
Com estas visitas guiadas a Câmara Municipal de Vila do Bispo pretende facultar a transmissão de conteúdos informativos e formativos e a promoção de diferenciados produtos de turismo cultural.