Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolas & Paisagens de Vila do Bispo

Atividades de Apoio Escolar em Vila do Bispo e Lagos

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro do presente ano, a Câmara Municipal de Vila do Bispo prestou apoio a alunos e docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Vila do Bispo e de Lagos, dando-lhes a conhecer alguns aspetos da história local e aprofundando alguns momentos e espaços onde se desenrolou a nossa História.
A pedido de alguns docentes, o técnico municipal de História levou a cabo 9 sessões temáticas, que abrangeram todos os alunos da EB 1 de Vila do Bispo (Agrupamento de Escolas do Concelho de Vila do Bispo) e 2 turmas de 4.º ano da EB 1 n.º 3 de Lagos (Agrupamento de Escolas Gil Eanes – Lagos), através de uma análise abrangente, desde os tempos mais recuados até a um passado mais recente.
Além de inúmeras curiosidades, como a chegada do comboio a Portugal, a origem das passadeiras de rua, a chegada do primeiro rinoceronte a Portugal e à Europa e como se vivia num palácio, por exemplo, os pequenos alunos foram alertados para a importância histórica de locais como Vale de Boi, a Boca do Rio, a Fortaleza de Sagres, a Vila do Bispo e o Cabo de São Vicente.
Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, contou com a estreita colaboração de 6 docentes, de várias assistentes e abrangeu 84 crianças, entre as quais se encontravam algumas do ensino especial. O grande objetivo foi demonstrar a importância e a atualidade do conhecimento da História de Portugal e da História local entre os mais pequenos, visando a sua valorização pessoal.
Para eventuais marcações e informações adicionais sobre estas ações, os docentes interessados poderão contactar os nossos serviços no Centro de Interpretação de Vila do Bispo (antigo mercado municipal), pessoalmente, pelo email patrimonio.historico@cm-viladobispo.pt, ou pelo telefone 282 630 600/300 (Artur de Jesus).