Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

História do Mês de Novembro | a sepultura coletiva da Pedra Escorregadia e 2 novos artefactos votivos

A 'História do Mês' consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo onde mensalmente se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, partilha e valorização de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural.
Na 11.ª história do ano de 2015 damos a conhecer a sepultura coletiva da Pedra Escorregadia, um “clássico” da arqueologia do Concelho de Vila do Bispo. Trata-se de um monumento funerário datado dos finais do período Neolítico/inícios do Calcolítico (Idade do Cobre), objeto de escavação arqueológica conduzida por Mário Varela Gomes no ano de 1991.
Além da informação que partilhamos sobre este monumento, damos a conhecer 2 artefactos arqueológicos descobertos por uma família de Vila do Bispo e entregues ao Centro de Interpretação por uma criança em idade escolar, de seu nome Leonor Protásioobrigado Leonor!
Por fim, ainda deixamos uma nota acerca de dois novos arqueossítios recentemente identificados no âmbito do nosso projeto “Carta Arqueológica do Concelho de Vila do Bispo”. Intensificámos as saídas de campo ao longo dos últimos dois meses, no óptimo anual da prospectabilidade arqueológica, aproveitando a vegetação baixa e ainda seca e os terrenos lavrados, condições que permitem boas janelas de visibilidade potenciando, assim, a identificação de vestígios do passado.