Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dia Aberto no sítio arqueológico de Vale de Boi | 2015















No passado sábado, dia 25 de julho, o sítio Arqueológico do abrigo paleolítico de Vale de Boi recebeu mais uma iniciativa “Dia Aberto” que, mais uma vez, registou um significativo interesse do público.
Ao longo do dia, entre as 10 e as 16:30 horas, cerca de 120 pessoas visitaram a escavação, sendo acolhidas pela equipa de arqueólogos coordenada pelo Professor Nuno Bicho, da Universidade do Algarve, e pelo arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Ricardo Soares. De destacar a participação de 34 crianças que, acompanhadas pelas suas famílias, demonstraram grande atenção pelos trabalhos, participando entusiasticamente em algumas das operações.
Nos últimos 4 anos esta iniciativa tem registado um crescente interesse da população local e regional, bem como do público turístico. Alguns dos visitantes já são reincidentes, regressando ao sítio para acompanhar a evolução dos trabalhos e para contactar com as novas descobertas.
Em 2014, no sentido de um maior alcance e retorno social da investigação desenvolvida em Vale de Boi desde 1998, realizou-se, no Centro de Interpretaçãode Vila do Bispo, uma exposição intitulada “No fim do Mundo há 30 mil anosatrás: Os caçadores-recolectores pré-históricos de Vale Boi”. Em agosto do presente ano encontra-se prevista uma outra inédita iniciativa que pretende aproximar a comunidade e a investigação arqueológica em Vale de Boi… em breve será divulgada!