Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Povoado neolítico das Furnas | Budens

Mais um inédito indício de presença neolítica no Concelho de Vila do Bispo, desta feita numa área sobranceira à Praia da Furnas (Figueira, Budens). 
Os indicadores artefactuais são relativamente abundantes, destacando-se diversos fragmentos de lamelas e lâminas em sílex e jaspe (1), fragmentos de cerâmica manual, lascas e percutores em grauvaque.
Ainda que menos expressivos, entre o espólio registado também foram isolados alguns indicadores mesolíticos e paleolíticos.
Topograficamente, trata-se de uma mancha de ocupação que se estende numa abrigada plataforma de arriba, com fácil acesso ao mar e aos seus recursos pela vertente nascente da actual Praia das Furnas. Precisamente no topo dessa vertente, também foram assinalados indícios de um muito erodido concheiro, com alguns materiais líticos associados (restos de talhe de sílex).
Uma descoberta orientada por Ramiro Santos, jovem arqueólogo local (Budens) e colaborador do nosso Projecto "Carta Arqueológica de Vila do Bispo"... obrigado amigo!