Feliz quem tem uma PEDRA em SAGRES

Palavras-chave | Keywords

"Boca do Rio" "Ermida da Guadalupe" "Farol de São Vicente" "Fauna e Flora" "Fortaleza de Sagres" "Gentes & Paisagens" "Gentes de Vila do Bispo" "Geologia e Paleontologia" "História do Mês" "Martinhal" "Menires de Vila do Bispo" "Paisagens de Vila do Bispo" "Tales from the Past" "Vale de Boi" 3D Abrigo Antiguidade Clássica Apicultura ArqueoAstronomia Arqueologia Experimental Arqueologia Industrial Arqueologia Pública Arqueologia Subaquática Arquitectura arte Arte Rupestre Artefactos Baleeira Barão de São Miguel Base de Dados Bibliografia biodiversidade Budens Burgau Calcolítico Carta Arqueológica de Vila do Bispo Cartografia Cetárias Cista CIVB-Centro de Interpretação de Vila do Bispo Complexo industrial Concheiro Conservação e Restauro Descobrimentos Divulgação Educação Patrimonial EPAC Escolas & Paisagens de Vila do Bispo Espeleo-Arqueologia Estacio da Veiga Estela-menir Etnografia Exposição Figueira Filme Forte Fotografia Geographia Grutas Homem de Neandertal Idade Contemporânea Idade do Bronze Idade do Ferro Idade Média Idade Moderna Iluminados Passeios Nocturnos Ingrina Islâmico Landscape marisqueio Medieval-Cristão Megalitismo menires Mesolítico Mirense mitos & lendas Moçarabe Moinhos Museologia Navegação Necrópole Neo-Calcolítico Neolítico Neolítico Antigo NIA-VB Paleolítico Património Edificado Património natural Património partilhado Pedralva Pesca Povoado Pré-história Proto-história Raposeira Recinto Megalítico/Cromeleque Referências RMA Romano Roteiro Sagrado Sagres Salema Santos Rocha São Vicente Seascape Toponímia Vila do Bispo Villa Romana
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra em visita a Vila do Bispo

No passado dia 17 de abril, um grupo de 40 idosos provenientes do Concelho de Silves visitou Vila do Bispo. A visita foi organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra e foi guiada por Ricardo Soares, arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
O itinerário do passeio teve início no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, com uma visita ao espaço e com uma breve introdução sobre a história do Concelho. Explorando uma maqueta da Ermida da Guadalupe, da autoria do artista local Mário Soares, foi lançada uma ponte geológica entre este nosso monumento e o Castelo de Silves. Curiosamente, estas duas estruturas arquitetónicas recorreram, na sua construção, ao mesmo tipo de arenito vermelho, regionalmente designado de “Grés de Silves” e localmente conhecido por “Pedra Farinheira”.
Já no autocarro, a visita prosseguiu até à Praia da Salema e Boca do Rio, locais onde, na própria paisagem, foram transmitidas algumas informações sobre a arqueologia, história e etnografia da pesca das almadravas e da indústria conserveira, desde a Época Romana até ao século XX, entre as armações de Vila do Bispo e Armação de Pêra.
O almoço teve lugar no Parque de Merendas do Castelejo. O tempo esteve ameno e agradável, propiciando um convívio bastante divertido e diversificado do ponto de vista gastronómico!
De volta ao autocarro, o grupo dirigiu-se até à Ponta de Sagres, onde aconteceu uma verdadeira “invasão” da sua Fortaleza. As muralhas, os canhões, a Rosa dos Ventos/Relógio de Sol, o Padrão dos Descobrimentos, a Capela de Nossa Senhora da Graça e o próprio mar envolvente foram entusiasticamente explorados pelos nossos enérgicos visitantes.
Por fim, o ponto mais sudoeste do Continente Europeu, o Cabo de São Vicente! O Promontório, o farol, o forte seiscentista, o convento e o culto de São Vicente… as temáticas transmitidas nesta última paragem do nosso passeio.