Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra em visita a Vila do Bispo

No passado dia 17 de abril, um grupo de 40 idosos provenientes do Concelho de Silves visitou Vila do Bispo. A visita foi organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra e foi guiada por Ricardo Soares, arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
O itinerário do passeio teve início no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, com uma visita ao espaço e com uma breve introdução sobre a história do Concelho. Explorando uma maqueta da Ermida da Guadalupe, da autoria do artista local Mário Soares, foi lançada uma ponte geológica entre este nosso monumento e o Castelo de Silves. Curiosamente, estas duas estruturas arquitetónicas recorreram, na sua construção, ao mesmo tipo de arenito vermelho, regionalmente designado de “Grés de Silves” e localmente conhecido por “Pedra Farinheira”.
Já no autocarro, a visita prosseguiu até à Praia da Salema e Boca do Rio, locais onde, na própria paisagem, foram transmitidas algumas informações sobre a arqueologia, história e etnografia da pesca das almadravas e da indústria conserveira, desde a Época Romana até ao século XX, entre as armações de Vila do Bispo e Armação de Pêra.
O almoço teve lugar no Parque de Merendas do Castelejo. O tempo esteve ameno e agradável, propiciando um convívio bastante divertido e diversificado do ponto de vista gastronómico!
De volta ao autocarro, o grupo dirigiu-se até à Ponta de Sagres, onde aconteceu uma verdadeira “invasão” da sua Fortaleza. As muralhas, os canhões, a Rosa dos Ventos/Relógio de Sol, o Padrão dos Descobrimentos, a Capela de Nossa Senhora da Graça e o próprio mar envolvente foram entusiasticamente explorados pelos nossos enérgicos visitantes.
Por fim, o ponto mais sudoeste do Continente Europeu, o Cabo de São Vicente! O Promontório, o farol, o forte seiscentista, o convento e o culto de São Vicente… as temáticas transmitidas nesta última paragem do nosso passeio.